Página Principal Página Principal

Cerimônia de Premiação da OBMEP em Petrolina

 

 

Organizado para gestores, professores e alunos, foram oferecidas palestras, exposições, minicursos, competição e oficinas, distribuídas em dois dias de evento. Nas atividades citadas, recebemos uma média de 800 pessoas, incluindo, sobretudo, estudantes participantes da OBMEP.  Algumas atividades estão em destaque abaixo:
 
O curso de Construções Geométricas, que está sendo aplicado à turma de alunos selecionados do curso de extensão A UNIVASF descobrindo talentos em Matemática, aos sábados, foi ofertado no evento, em forma de minicurso, para alunos do Ensino Fundamental (Minicurso 01); e, para uma turma do Ensino Médio (Minicurso 02). Os principais objetivos na oferta desse minicurso durante o Encontro foi instigar alunos de outras escolas a participar dos cursos que a coordenação da Regional PE02 desenvolve na UNIVASF ao longo do ano, que são direcionados à preparação para prova da OBMEP, já que o minicurso foi apenas uma pequena amostra. Além disso, oportunizar a um grupo maior de alunos, pertencentes às escolas públicas de nossa Regional, o conhecimento de resolução de questões, tais como equações de segundo grau, utilizando régua e compasso.
 
A Equipe do Espaço Ciência de Pernambuco realizou a exposição Caminhos da Matemática, que encantou alunos e professores a cada ponto histórico da Ciência citado. Além dessa atividade, realizou, também, o minicurso Investigando na Matemática, que motivou muitos estudantes a estudarem um pouco mais sobre os mistérios da Matemática.
Para professores do ensino básico e estudantes de graduação, foi ofertado o Curso Básico para Aprender Trabalhar com Mapas no Formato SHAPEFILE (.shp) via R-Statistics),  e Introdução à Estatística com o R , ministrados pelos Professores Dennis Marinho e  Jorge Cavalcanti, respectivamente, docentes da UNIVASF.
 
Como mais uma atividade do Encontro, foi realizada a I Copa de Resolução de Problemas entre Escolas, que contou com a participação de 24 equipes competidoras, composta por 04 (quatro) estudantes. A Competição foi dividida em dois níveis (Ensino Fundamental e Ensino Médio), e em 03 (três) fases, sendo vencedora, por nível, a equipe da escola que somasse mais pontos nas 03 fases. As provas foram organizadas utilizando questões de provas de edições anteriores da OBMEP além do Banco de Questões. A divulgação das equipes vencedoras ocorreu no último dia do I Encontro de Matemática da Educação Básica, na solenidade de entrega de medalhas e certificados às equipes competidoras. A realização dessa competição teve como principal objetivo incentivar os estudantes a estudarem em grupo.
 
Como atividade de fechamento do evento, no dia 18 de novembro, a partir das 16 h 30 min, foi realizada a Cerimônia Regional de Premiação da OBMEP. Na ocasião, estiveram presentes escolas, professores e alunos premiados na 9ª edição da Olimpíada, além de amigos e familiares. Dentro da solenidade, foi entregue, também, as medalhas das equipes vencedoras da Copa e certificados de participação às demais; certificados de participação do curso A UNIVASF descobrindo talentos em Matemática, que tem como objetivo preparar alunos para a OBMEP.
 
O principal objetivo de fazer a entrega de certificados do curso e da competição, além do sorteio mencionado, é incentivar a participação dos alunos da Regional no curso de preparação para a OBMEP, bem como motivá-los a participar na próxima edição da Competição, instigando-os a estudarem em equipe.
 
Assim como em outros eventos realizados pela nossa equipe ao longo deste ano, foi possível notar a visibilidade que a OBMEP vem alcançando, em especial nos municípios da Regional PE 02, e a motivação de alguns estudantes quanto à submissão a prova das edições posteriores da Olimpíada. 
 

O evento contou com apoio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA/OBMEP), da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Espaço Ciência de Pernambuco e da Gerência Regional de Educação de Pernambuco – GRE Petrolina. 



$result.label
Complexo Multieventos da UNIVASF - 1º Encontro de Matemática da Educação Básica; Exposição Caminhos da Matemática/Espaço Ciência de Recife (acima); Exposição do Protótipo do Baajatinga/UNIVASF (abaixo e à esquerda); Investigando na Matemática - Equipe Espaço Ciência de Recife (abaixo e à direita). ;


$result.label
Abertura oficial do Encontro e abertura da 1ª Copa de Resolução de Problemas, com sorteio dos números das equipes competidoras.


$result.label
1ª Copa de Resolução de Problemas entre Escolas - sorteio de número para as equipes competidoras (acima); Alocação das equipes nos locais de prova da Competição: 1º andar do Complexo Multieventos e Auditório Principal.


$result.label
Cerimônia de Premiação Regional da OBMEP 2013: Homenagem aos alunos medalhistas e premiados com Certificado de Menção Honrosa; Entrega de Kit esportivo à Escola Ginásio Laudelino Freire Mororó - Santa Filomena/PE e Kit didático a seis escolas premiadas.


$result.label
Palestra: Prof. Dr. Helder Matos (acima); Apresentação de um experimentos dos alunos premiados na OBMEP 2013 (Ouricuri/PE) e competidores da Copa (abaixo).


$result.label
Escolas participantes do 1º Encontro de Matemática da Educação Básica - UNIVASF e 1ª Copa de Resolução de Problemas entre Escolas.


$result.label
Escolas participantes do 1º Encontro de Matemática da Educação Básica - UNIVASF e 1ª Copa de Resolução de Problemas entre Escolas.


$result.label
Escolas participantes do 1º Encontro de Matemática da Educação Básica - UNIVASF e 1ª Copa de Resolução de Problemas entre Escolas.


$result.label
Premiação Regional da OBMEP 2013: homenagem aos alunos premiados com Medalha de Ouro; Homenagem e entrega do kit didático a Escola Gumercindo Cabral - Terra Nova/PE; Entrega de certificados aos alunos do curso A UNIVASF descobrindo talentos em Matemática.


$result.label
Premiação Regional da OBMEP 2013; Entrega de certificados e medalhas às equipes vencedoras da 1ª Copa de Resolução de Problemas entre Escolas.





Seu navegador é o Internet Explorer (6). Este sistema funciona melhor em outros navegadores como firefox e chrome.

Recomendamos que você considere usá-los.

Para fazer o download da versão mais recente do navegador Internet Explorer clique aqui.

Para fazer o download da versão mais recente do navegador Firefox clique aqui.

Para fazer o download da versão mais recente do navegador Chrome clique aqui.