Página Principal Página Principal

Visita da OBMEP a quatro cidades da Bahia

 

 

Como parte das comemorações dos 10 anos da OBMEP, a coordenação regional da OBMEP - BA-02 realizou encontros com escolas, convidando alunos medalhistas a dar seus depoimentos. Esses encontros foram chamados de Caravanas.
 
TANQUINHO
 
No dia 24 de abril, reuniram-se em Tanquinho, na Câmara Municipal, professores e alunos dos municípios de Ichu, Candeal e Tanquinho. Deram depoimentos a aluna Janaína, medalhista de ouro de Feira de Santana e participante do Programa de Iniciação Científica, o PIC; e o premiado professor Fábio, PO do PIC, que também realizou uma oficina de resolução de problemas.
 
Estavam presentes também dois alunos medalhistas de bronze e participantes do PIC de Ichu, que contaram sua experiência na OBMEP; o Prefeito, o Presidente da Câmara de Vereadores e o Secretario de Educação de Tanquinho; além de diretores, professores e alunos de escolas do município de Ichu, e de professores de Candeal.
 
Foram apresentados o documentário da OBMEP e os programas relacionados à Olimpíada.
 
- Foi muito proveitoso, porque observamos o entusiasmo dos presentes, principalmente com os depoimentos. Eles pediram mais informações  sobre os programas, além de material e mais oficinas.
 
SERRINHA
 
O encontro em Serrinha, realizado no dia 17 de maio, na Biblioteca Municipal, contou com 91 presentes (a SEC colocou como dia letivo de AC - reunião por área para planejar -, o que ajudou muito o evento).
 
Estiveram presentes no encontro a aluna Janaína (medalhista de ouro de Feira de Santana); o professor Fábio  (PO do PIC de Feira de Santana); Everaldo (professor homenageado de Conceição de Coité),  Kévila (medalhista) e Mateus (medalhista de Ichú).Todos deram depoimentos emocionantes.
 
Também estiveram presentes representantes da Secretaria Municipal de Educação; coordenadores da SEC; diretores e coordenadores das Escolas; além de professores e alunos. Todos se mostraram bastante interessados nas informações sobre a OBMEP, em especial os materiais da Olimpíada. Foram distribuídos bancos de questões e provas antigas.
 
A programação foi a mesma de Tanquinho. Porém, devido ao maior número de pessoas, o evento foi mais movimentado, com muitas perguntas.
 
ITABERABA
 
Apesar de todo o trabalho de divulgação da SEC, o número de pessoas presentes ao evento foi baixo. Compareceram em torno de 10 pessoas, quando eram esperadas cerca de 60.
 
Os presentes demonstraram interesse pelas informações sobre a OBMEP, sendo que a coordenadora da SEC solicitou mais informações sobre o PROF.
 
A caravana contou com a presença de Janaína, Fábio e uma aluna premiada de Itaberaba. Os depoimentos do documentário da OBMEP e os do pessoal premiado da Caravana sempre emocionam os presentes.
 
FEIRA DE SANTANA - COLEGIO ASSIS CHATEAUBRIAND
 
O objetivo da Caravana foi sensibilizar os professores e aconteceu graças a um convite do diretor do Colégio Assis Chateaubriand. Compareceram 32 alunos, que participaram das atividades  com o maior interesse.
 
Foi apresentado o documentário da OBMEP, e em seguida, os alunos medalhistas de ouro Wallacy e Janaína, que são de Feira de Santana, deram seus depoimentos, contando as suas experiências na OBMEP.
 
Na sequência, o professor Fabio também deu um depoimento e realizou uma oficina de resolução de problemas da OBMEP.
 
Bastante interessados, os alunos faziam questão de levar os blocos de questões que foram sorteados entre os presentes.
 
CONCLUSÃO
 
O resultado da Caravana, de acordo com Janaína de Santana Santos, foi satisfatório.
 
- A equipe conseguiu sensibilizar as comunidades locais. Espero que sirva de elemento multiplicador na divulgação das OBMEP e de seus programas – disse.
 
Depoimento de uma aluna medalha de ouro que participou das caravanas:
 
- Fiquei muito feliz e animada quando fui convidada a participar da primeira caravana e gostei tanto que não quis participar apenas da primeira, mas sim das três que ocorreram em minha região.
 

Poder falar da minha experiência na OBMEP para professores e alunos foi fantástico. Houve momentos em que eu mesma me surpreendi com as minhas palavras. A OBMEP mudou muito minha vida, me proporcionando experiências ótimas, amizades incríveis, sem falar no conhecimento adquirido com o PIC. Enfim, só tenho coisas maravilhosas a falar em relação à OBMEP. Por isso espero ter podido contribuir ainda mais com o crescimento do interesse de alunos, escolas e professores pela Olimpíada. 



$result.label
Autoridades de Tanquinho e a coordenadora da OBMEP


$result.label
Apresentação em Tanquinho


$result.label
Medalhista de bronze de Ichu


$result.label
Medalhista de Ouro de Feira de Santana


$result.label
Banner da Caravana


$result.label
equipe das Caravanas


$result.label
professor premiado de Coité


$result.label
Prof do PIC e premiado


$result.label
apresentação sobre a OBMEP


$result.label
Janaina,medalha de ouro de Feira de Sanatana





Seu navegador é o Internet Explorer (6). Este sistema funciona melhor em outros navegadores como firefox e chrome.

Recomendamos que você considere usá-los.

Para fazer o download da versão mais recente do navegador Internet Explorer clique aqui.

Para fazer o download da versão mais recente do navegador Firefox clique aqui.

Para fazer o download da versão mais recente do navegador Chrome clique aqui.