Página Principal Página Principal

IV EHH é realizado em Florianópolis - SC

 

 

O Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) realizou pela primeira vez em Florianópolis (SC), entre os dias 28 de julho e 1º de agosto, o Encontro do Hotel de Hilbert, que reuniu cerca de 200 alunos com melhor desempenho no Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) da OBMEP.

Foi a quarta edição do Encontro, sendo as três primeiras realizadas na cidade de Friburgo (RJ). Selecionados dentre os 4.500 participantes do PIC 2012, os alunos de escolas públicas de todos os estados do país chegaram a Florianópolis no dia 27 de julho e retornaram no dia 2 de agosto.

- O EHH nos proporciona um aprendizado muito grande. Além de complementar o que estamos aprendendo no PIC, o encontro nos coloca em contato com ótimos professores e com estudantes de diversos estados. As palestras e oficinas são bem interessantes e nos permitem ver a matemática de uma outra forma, bem mais ampla e divertida”, diz Beatriz Carla Koch, 16 anos, de Chapecó, a qual participou de todas as edições do evento.

O evento foi aberto no dia 28 de julho pelo professor Marcelo Viana (pesquisador do IMPA e presidente da Sociedade Brasileira de Matemática) com a palestra f(x) = 0.

- A resolução de equações (encontrar o “valor de x) é um dos problemas mais básicos e antigos da Matemática, motivado desde sempre por problemas concretos da vida diária. Utilizamos este problema como fio condutor de uma digressão através da Matemática – da Aritmética aos Sistemas Dinâmicos, passando pela Análise Numérica – e através da História – da Antiguidade aos dias de hoje – explica Marcelo.

Além de palestras e oficinas, também foram realizados minicursos, gincaninhas e jogos matemáticos. Outra atividade que mobilizou bastante os alunos foi o “Problema do Dia”. Diariamente foi apresentado um problema aos alunos, que podiam colocar a solução em uma urna até às 22h. Na festa de confraternização, no dia 1º de agosto (último dia), os alunos que apresentaram as melhores respostas foram premiados.

Outras palestras ministradas foram: Questões mágicas da Obmep (dia 29); Teoria de Grupos e o Cubo Mágico (dia 30); 120 anos de Olimpíadas de Matemática (dia 31); e no dia 1º de agosto, Mágicas e jogos: uma maneira divertida de aprender matemática, Um problema medieval e problemas atuais, Usando o computador para aprender matemática: exemplos no Ensino Básico e Aplicação das derivadas.

A aluna Danielli França, de 16 anos, que está no 3º ano do Ensino Médio, disse que o melhor do IVEHH foi “o contato com alguns dos melhores professores de matemática do país”.

 



$result.label



$result.label



$result.label






Seu navegador é o Internet Explorer (6). Este sistema funciona melhor em outros navegadores como firefox e chrome.

Recomendamos que você considere usá-los.

Para fazer o download da versão mais recente do navegador Internet Explorer clique aqui.

Para fazer o download da versão mais recente do navegador Firefox clique aqui.

Para fazer o download da versão mais recente do navegador Chrome clique aqui.