Página Principal Página Principal

Lançamento 10ª Edição - OBMEP 2014

 

 

O lançamento da 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP 2014, foi marcado por uma visita ao Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), no dia 14 de fevereiro, de um grupo formado por alunos, professores de matemática e diretora da Escola Estadual Terezinha Pereira, de Dores do Turvo (MG). O evento contou com a presença do secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do MCTI, Oswaldo Duarte Filho.

 

Com apenas 4,5 mil habitantes, Dores do Turvo, na Zona da Mata mineira, é a cidade com melhor desempenho nas nove edições da OBMEP realizadas até hoje. Desde a primeira edição da Olimpíada, em 2005, os alunos da Escola Estadual Terezinha Pereira – única no município com alunos do 6º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio – já levaram para casa 166 premiações na Olimpíada, sendo 10 medalhas de ouro, 10 de prata, 28 de bronze e 118 menções honrosas.

 

Na OBMEP 2013, a escola teve 33 alunos premiados de um total de 36 que fizeram a prova da 2ª fase da Olimpíada. Foram quatro medalhas de ouro, três de prata, sete de bronze, além de 19 menções honrosas. No evento do dia 14, estiveram presentes ao IMPA os 36 alunos que se classificaram para a 2ª fase.

 

Visita - Depois de conhecerem o Instituto os alunos dorenses almoçaram e participaram de uma oficina intitulada “Mágicas Matemáticas”, com os professores da UFSCAR, Pedro Malagutti e João Sampaio.

 

À tarde, o grupo foi recebido na sala da diretoria do IMPA pelo diretor geral do Instituto, professor César Camacho; pelo diretor adjunto e coordenador geral da OBMEP, Claudio Landim; pelo secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do MCTI, Oswaldo Duarte Filho; por membros da equipe e coordenação da OBMEP; e por um grupo de pesquisadores e funcionários do IMPA.

 

O professor César Camacho saudou os visitantes, mencionou o trabalho exemplar que vem sendo realizado pela diretoria e professores da Escola Estadual Terezinha Pereira e fez a abertura oficial da OBMEP 2014. Na sequência, foi projetada em um telão vídeos com mensagens gravadas pelo ministro da Educação, José Henrique Paim, e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp.

 

A visita ao IMPA foi concluída com um encontro para troca de experiências do grupo de Dores do Turvo com pesquisadores do IMPA e ex-participantes da OBMEP que hoje estão estudando no Instituto.



$result.label
Foto Oficial Comitiva Dores do Turvo


$result.label
Palestra e Oficina - Matemágicas


$result.label
Palestra e Oficina - Matemágicas


$result.label
Palestra e Oficina - Matemágicas


$result.label
Palestra e Oficina - Matemágicas


$result.label
Encontro da Comitiva de Dores doTurvo com ex-alunos OBMEP e pesquisadores do IMPA





Seu navegador é o Internet Explorer (6). Este sistema funciona melhor em outros navegadores como firefox e chrome.

Recomendamos que você considere usá-los.

Para fazer o download da versão mais recente do navegador Internet Explorer clique aqui.

Para fazer o download da versão mais recente do navegador Firefox clique aqui.

Para fazer o download da versão mais recente do navegador Chrome clique aqui.