Página Principal Página Principal

Primeiro Encontro do PECI 2014 em Brasília

 

 

 Entre os dias 6 e 9 de fevereiro, foi realizado em Brasília o primeiro encontro do PECI (Programa Preparação Especial para Competições Internacionais) em 2014. O encontro teve a participação de 24 alunos de diversos estados, com idade entre 13 e 17 anos, selecionados dentre medalhistas da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas).

 
Ao longo do ano, serão seis encontros em Brasília, nos quais os estudantes terão aulas avançadas de matemática. Além dos encontros, eles também participam de fóruns virtuais onde assistem a aulas, recebem orientações, trocam ideias com os colegas e resolvem problemas. Para os encontros virtuais do PECI 2014, também foram selecionados outros 48 alunos.
 
 - O PECI foi criado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), que coordena a OBMEP, com o objetivo de oferecer treinamento de altíssimo nível para alunos de escolas públicas que sonham em participar de olimpíadas internacionais de matemática – diz Paulo Rodrigues, coordenador do PECI e um dos sete professores do Programa.
 
Para conseguir uma vaga na equipe brasileira que disputa as olimpíadas internacionais de matemática, os alunos têm de passar por uma série de provas realizadas por estudantes de escolas públicas e particulares de todo o país.
 
Desde que foi criado, em 2009, o PECI tem conseguido colocar todo ano alunos de escolas públicas dentre os seis integrantes da equipe brasileira que disputa a mais importante das olimpíadas internacionais de matemática: a IMO (Olimpíada Internacional de Matemática), que em 2017 será disputada pela primeira vez no Brasil.
 
Um dos novatos no PECI 2014 é o aluno Rodrigo Bragato Piva, de 13 anos, do 9º ano do Colégio Militar de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Para ele, o programa é uma oportunidade muito boa para ampliar e aprofundar os conhecimentos em matemática.
 
- Independente da participação em olimpíadas internacionais de matemática, estar aqui com certeza vai ser ótimo para o meu futuro, para a minha carreira – disse o estudante, que gosta de estudar matemática assistindo a vídeos-aulas no YouTube.
 
Em 2014, a equipe de professores do PECI foi reforçada com um campeão que conhece bem o universo de alunos para os quais dará aula: Rodrigues Sanches Ângelo, 18 anos, que traz no currículo diversas premiações em olimpíadas internacionais de matemática, incluindo uma medalha de ouro na IMO 2012.



$result.label



$result.label



$result.label



$result.label



$result.label






Seu navegador é o Internet Explorer (6). Este sistema funciona melhor em outros navegadores como firefox e chrome.

Recomendamos que você considere usá-los.

Para fazer o download da versão mais recente do navegador Internet Explorer clique aqui.

Para fazer o download da versão mais recente do navegador Firefox clique aqui.

Para fazer o download da versão mais recente do navegador Chrome clique aqui.