Página Principal Página Principal

III Encontro do Hotel de Hilbert - alunos bolsistas se reúnem em Friburgo - RJ

 

 

Entre os dias 1 e 5 de agosto, acontece no Hotel Bucsky, em Nova Friburgo (RJ), o III Encontro do Hotel de Hilbert, com a participação de 200 alunos de ensino fundamental e médio de escolas públicas de todos os estados brasileiros.

Os alunos foram selecionados em virtude do desempenho no Programa de Iniciação Científica Jr. da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), atividade do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Estarão reunidos em Friburgo 46 medalhistas de ouro, 46 medalhistas de prata, 65 medalhistas de bronze e 43 ganhadores de menções honrosas na OBMEP.

Divididos em três níveis, de acordo com o desenvolvimento no PIC-OBMEP, os alunos terão uma programação variada e animada nos cinco dias de encontro, com início às 8h30, logo após o café da manhã, e término às 19h. Estão programados jogos matemáticos, palestras, oficinas, atividades recreativas, observação astronômica comentada, exibição de filmes e a atividade “problema do dia” - diariamente será apresentado um problema a todos os alunos, e no dia 5, as soluções que se destacarem serão premiadas na festa de confraternização.

Os alunos ainda terão oportunidade de participar de uma “gincaninha”, em que os problemas deverão ser resolvidos em equipe. As melhores equipes também serão premiadas no último dia. Outro atrativo do III EHH é a Exposição Matemativa, que visa a aproximar a matemática dos estudantes de todos os níveis e do público em geral. Na mostra, objetos concretos expressam a linguagem da matemática e possibilitam que as pessoas interajam de maneira agradável com conceitos clássicos e modernos da matemática.

- A ida a Friburgo para participar do Encontro do Hotel de Hilbert é bastante comemorada pelos alunos do PIC porque lá eles têm contato com alguns dos maiores nomes da Matemática no Brasil e também com colegas de outros estados, o que é sempre muito estimulante e enriquecedor – diz Claudia de Vasconcelos, coordenadora acadêmica da OBMEP.

Clique aqui para ver a programação completa do III EHH.



$result.label
II Encontro do Hotel de Hilbert - em 2012


$result.label






Seu navegador é o Internet Explorer (6). Este sistema funciona melhor em outros navegadores como firefox e chrome.

Recomendamos que você considere usá-los.

Para fazer o download da versão mais recente do navegador Internet Explorer clique aqui.

Para fazer o download da versão mais recente do navegador Firefox clique aqui.

Para fazer o download da versão mais recente do navegador Chrome clique aqui.