Página Principal Página Principal

Brasil sedia 2ª Olimpíada de Matemática dos Países de Língua Portuguesa

 

 


 Além do Brasil, participam as delegações da Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste

 

 O Brasil sediará a 2ª. Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (OMCPLP), competição que acontecerá entre os dias 20 e 28 de julho próximo, na cidade de Salvador (BA).

 O evento é uma iniciativa que envolve a participação de jovens estudantes, de até 18 anos, que foram selecionados exclusivamente por seu talento matemático para representar, junto aos seus professores, os oito países de expressão portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné–Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

O Brasil será representado pelos estudantes Daniel Santana Rocha do Rio de Janeiro (RJ), Daniel Lima Braga de Eusébio (CE), Murilo Corato Zanarella de Amparo (SP) e Victor Oliveira Reis de Recife (PE), todos premiados na 33ª. Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). A equipe brasileira será liderada pelos professores Marcelo Mendes de Oliveira de Fortaleza (CE) e Guilherme Philippe Figueiredo de São Paulo (SP).

A iniciativa, que faz parte de uma estratégia conjunta para a melhoria do ensino em todos os níveis, tem como objetivos fortalecer e estimular o estudo da Matemática, contribuir para o desenvolvimento científico da comunidade, detectar jovens talentos nesta ciência e incentivar a troca de experiências entre os países participantes.

“A realização da olimpíada é um acontecimento importante, não só para a comunidade dos professores e matemáticos brasileiros, mas também para o nosso ensino de nível fundamental e médio em geral”, afirmou a coordenadora do evento, Luzinalva Miranda de Amorim.


Jornada
Além da olimpíada, será realizada a I Jornada do Ensino da Matemática. Durante o evento, que acontecerá nos dias 21 e 22 de julho, serão oferecidas palestras e sessões de trabalho sobre problemas de Matemática. A jornada, cujas inscrições são gratuitas, é voltada para professores e alunos das redes Federal, Municipal e Estadual do Estado da Bahia.

Histórico
A competição, que foi realizada pela primeira vez na cidade Portuguesa de Coimbra em 2011, contou com a participação de 23 estudantes representantes de apenas seis países de língua oficial portuguesa. Na oportunidade, o Brasil conquistou um total de quatro medalhas, sendo duas de ouro, uma de prata e uma de bronze, ficando com a primeira colocação entre os países participantes.

O evento é uma organização conjunta do Departamento de Matemática da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), da Fundação do Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Matemática (INCTMat).

Para mais informações sobre a competição, acesse: www.2omcplp.com.br

Clique e veja o cartaz da 2ª Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

Clique e veja o cartaz da I Jornada Internacional do Ensino da Matemética




Seu navegador é o Internet Explorer (6). Este sistema funciona melhor em outros navegadores como firefox e chrome.

Recomendamos que você considere usá-los.

Para fazer o download da versão mais recente do navegador Internet Explorer clique aqui.

Para fazer o download da versão mais recente do navegador Firefox clique aqui.

Para fazer o download da versão mais recente do navegador Chrome clique aqui.